']); })(); window._fbq = window._fbq || []; window._fbq.push(['track', 'PixelInitialized', {}]); &ev=NoScript" />

Blog

Dicas de Marketing Digital
05
setembro 2017

E-mail Marketing para E-commerce: Como Aumentar as Vendas

email marketing para ecommerce

Apesar de ser uma das mais antigas mídias digitais, você sabia que o e-mail marketing segue sendo muito poderoso para e-commerce?

 

Vamos mostrar nesse artigo porque o e-mail marketing precisa estar na estratégia de marketing do seu e-commerce, como usar ele de maneira eficiente e os benefícios dessa estratégia.

Antes de tudo, precisamos relembrar que sempre será mais barato vender para um já cliente do que conquistar um cliente novo. E é justamente aí que está o maior poder do e-mail marketing: fidelizar os clientes e vender novamente para eles.

 

Especialmente em um mercado onde o valor de cliques (Custo por clique) segue crescendo, mais do que nunca você precisa saber usar a seu favor o relacionamento com quem já conhece sua marca.

 

Veja abaixo como fazer o e-mail marketing atingir resultados expressivos no e-commerce:

 

Tenha uma Programação de envios fixa

 

Parece básico demais, mas é incrível o número de empresas que não consegue enviar e-mail marketing seguindo uma programação fixa. Saiba que ao conseguir enviar em dias e horários fixos, você fidelizará muito mais sua audiência, pois sua marca aparecerá para as pessoas de modo constante, sem ficar um longo espaço de tempo sem visibilidade.

 

É recomendável que você cumpra uma frequência semanal entre 2 e 3 envios, caso não atue com segmentação. Se utilizar segmentações inteligentes, pode enviar mais do que isso, inclusive pode enviar até 1 por dia, já que não serão todas as pessoas que receberão todas as campanhas.

 

Crie conteúdo relevante

 

Além de ter uma programação fixa, o seu conteúdo promocional precisa ser bem planejado para gerar interesse em abrir o e-mail e também levar as pessoas a clicar. Quando falamos de abertura, o principal fator que a influencia é a linha de assunto do e-mail marketing. Você precisa construir linhas de assunto curtas e atrativas a ponto de gerar o interesse em ler a mensagem.

 

Mas depois que a pessoa abre, o seu conteúdo precisa cumprir a promessa do assunto e ser coerente com ele. É essencial que você apresente produtos que possuam boa demanda dos consumidores, que você tenha bom histórico de vendas e que seu preço seja competitivo. Também não esqueça que o layout da sua peça de e-mail precisa ser amigável aos dispositivos móveis, dado que atualmente cerca de 50% das aberturas de e-mail ocorrem em smartphones.

Uma outra dica é usar GIF animado no e-mail marketing. O uso correto e moderado de GIFs animados nas peças de e-mail aumenta a taxa de cliques em até 50%, você sabia?

 

Contrate uma ferramenta de disparo de alto nível

 

Suas campanhas de e-mail marketing precisam ser enviadas por uma ferramenta de disparo que garanta eficácia na entrega e que ao mesmo tempo permita a você medir claramente os resultados.

 

Para seus e-mails atingirem a caixa de entrada, sua ferramenta de e-mail marketing precisa lhe auxiliar a configurar corretamente as autenticações no DNS e lhe explicar como funciona a reputação no e-mail marketing. Estes conceitos são fundamentais para você conseguir melhorar a entregabilidade dos seus e-mails.

 

Existem centenas de soluções de e-mail marketing no mercado, porém a maioria delas se limita apenas ao software. Ou seja, você terá que saber como funciona e-mail marketing para poder usar todos os recursos que elas oferecem. E, na prática, a maioria das empresas não sabe usar quase nada dos recursos das ferramentas.

 

Por isso, um grande diferencial para que sua estratégia gere maior engajamento e vendas é contratar uma solução de e-mail marketing para e-commerce, que possua também serviço de consultoria em e-mail marketing. Assim, você aprenderá como funciona o e-mail marketing no detalhe e terá especialistas lhe ajudando a criar uma estratégia vencedora.

 

Utilize segmentações inteligentes

 

Enviar o mesmo e-mail para todo mundo até funciona, mas está longe de ser a estratégia mais eficiente. Você precisa criar em suas listas algumas segmentações inteligentes, para agrupar contatos que clicaram em determinados links, por exemplo. Também é interessante segmentar os contatos com base em dados que existem em suas listas, como por exemplo sexo, região onde mora ou idade.

 

Tudo depende do seu nicho e de como o seu consumidor interage com o seu produto. Uma vez que você tenha estes segmentos criados, direcione algumas campanhas apenas para estes segmentos.

 

Por exemplo: no mercado de games, é essencial você saber o console que o seu cliente tem, pois do que adianta enviar games de PS4 para quem tem XBOX? Não vai funcionar! Pense no seu consumidor e nas informações que você possui sobre eles. Use estas informações a seu favor através de segmentação e assim atinja resultados muito maiores.

 

Faça Teste A/B com frequência

 

 

Se você já trabalha com email marketing, muito provavelmente já ficou em dúvida se a linha de assunto que pensou é boa ou ruim. Não é verdade?

 

Um recurso que ajuda muito a chegar nessa resposta e aumentar a Taxa de Abertura é o Teste A/B. Com ele, você pode enviar duas ou mais campanhas para uma amostra da sua lista, usando linhas de assunto diferentes, deixando que o sistema faça o monitoramento da abertura por 1 ou 2 horas.

 

Após este período, a ferramenta irá disparar para o restante da base apenas a versão que teve maior abertura durante o teste. Isso ajuda muito a aumentar as taxas de abertura!

 

Como você viu, o e-mail marketing, se trabalhado da maneira correta, pode trazer ótimos resultados para e-commerce. É tudo uma questão de estudar como ele funciona e de contar com parceiros estratégicos que possam lhe ajudar de verdade em sua caminhada. Gostou do artigo? Deixe um comentário!

 

O que achou? Deixe um comentário.

Tagged with: , , , , , , ,
Shared