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Blog

Dicas de Marketing Digital
19
agosto 2014

Como Anunciar no Google e Aumentar as Vendas

Consultoria Google

Anúncio em Links Patrocinados Google Adwords

 Olá,

Antes de começar, vamos entender o porquê investir no Google?

Quando se fala em internet o Google esta sempre em evidência. Hoje esse é o site mais acessado no mundo inteiro e é responsável por mais de 90% das pesquisas realizadas na internet.

Em média, o Google rastreia diariamente 20 milhões de páginas e 30 trilhões de URLs (sites) por mês, cerca de 100 bilhões de buscas são realizadas em todo o mundo.

Com faturamento anual de mais de US$ 20 bilhões e aproximadamente US$ 33 bilhões em caixa e nenhuma dívida de longo prazo, em menos de 15 anos, domina o mercado de publicidade online.

Desde a criação da empresa, em 1998, a maior parte das receitas vem de publicidade relacionada ao seu sistema de busca. No ano de 2012, 96% do faturamento veio desse segmento.

Para entendermos como anunciar no Google é importante conhecer como funciona a pesquisa.


A Ferramenta de busca Google.

Ao realizarmos uma pesquisa no Google aparecem 2 tipos de resultados:

google adwords 03

Figura 1.

1 – Resultados orgânicos ou naturais:

Os resultados chamados de orgânicos ou naturais são os resultados diretamente relacionados à sua pesquisa que são apresentados pelo Google através de uma grande quantidade de cálculos dentro de seu banco de dados que mapeia toda a internet diariamente registrando todo o conteúdo que é encontrado e desta forma criando um ranking de posicionamento para cada tipo de palavra chave (palavras que pesquisamos).

Para se posicionar melhor neste ranking existe uma série de regras para otimizar o site e desta forma ser melhor posicionado gratuitamente no Google.

Essa é em longo prazo a melhor maneira de ser bem sucedido, pois depois de realizado um trabalho de otimização no site não é mais necessário investir em links patrocinados (Anúncios pagos do Google) ou pelo menos reduzir o investimento. Porém este trabalho é complexo que exige um excelente profissional de SEO (Search Engine Optimization) para ajustar o site e o resultado não aparece rapidamente. O prazo ideal de um trabalho de SEO é de aproximadamente 12 meses e de certa forma é contínuo, pois a cada dia tem mais sites disputando uma melhor posição neste ranking. No Brasil este profissional é raro e existem poucas empresas que oferecem otimização de sites, porém nos EUA é uma área de mercado de grande concorrência e a aproximadamente 10 anos esta a todo vapor!

Você deve estar se perguntando se então para investir no Google somente será possível através de uma empresa que otimiza sites e esperar a longo prazo para retornar os seus investimentos.

Boa Notícia! A resposta é não!

Orientamos os nossos clientes a investir nesta otimização do site com objetivo em longo prazo e em curto prazo a grande oportunidade é investir em Links Patrocinados Google Adwords, pois o retorno é imediato e a sua empresa aparecerá nas primeiras posições do Google em no máximo 3 dias!

Existem várias maneiras de se investir em SEO, o qual será apresentado em outra oportunidade, pois o foco deste material é campanhas de anúncios de retorno imediato. Fique atento ao nosso blog e/ou curta nossa fã page no Facebook e receba conteúdo de qualidade gratuitamente.

 

2 – Links Patrocinados Google Adwords.

Como 96% do faturamento do Google é com anúncios, são estes os resultados pagos da pesquisa que permite que o seu produto ou serviço apareçam em destaque nos resultados das pesquisas. Como apresentado na figura 1; estes links patrocinados são os 3 resultados em destaque no topo da página e os 8 resultados no lado direito da busca.

Anunciar no Google é uma maneira eficiente de alcançar seu público alvo e no momento certo, pois os anúncios são acionados no exato momento em que o internauta digita uma palavra chave (também conhecido por KeyWord) relacionada a um produto ou serviço em que esta interessado em adquirir e assim aciona resultados relevantes ao que o consumidor deseja.

Ex: Ao interessarmos em comprar uma hospedagem em um Resort na praia, poderemos pesquisar por: resort na praia, resort em promoção, resort no nordeste, resorts para famílias, etc.

Nesse caso não faria muito sentido um Hotel Executivo em Brasília oferecer seus serviços de Hospedagem, pois não é o interesse de compra do consumidor e assim não obteria resultados expressivos. Porém se o resultado do Resort atender as expectativas do cliente o mesmo provavelmente efetivará negócio em alguma das opções que lhe foram apresentadas.

Entendemos assim que o comportamento de compra do consumidor mudou, pois hoje a grande maioria das pessoas efetuam consultas no Google antes de efetivar uma compra. Esse novo comportamento oferece uma oportunidade incrível de fazer negócios, pois o consumidor que procura algo de seu interesse já esta propicio a comprar determinado produto ou serviço, muito diferente de um comercial na TV ou Rádio aonde a publicidade tem o papel de criar o interesse do consumidor o que acaba atingindo uma faixa menor de consumidores. Entenda como a escolha das palavras chave e a relevância vai influenciar diretamente no valor do investimento no Google.

Glossário de Termos utilizados ao anunciar nos links patrocinados Google Adwords:

  • Impressões – Visualizações (quantas pessoas viram o seu anúncio)
  • Conversões – Compras, cadastros (depende do objetivo do seu site e do seu anúncio)
  • Orçamento – Valor investido por dia
  • CPC – Custo por clique
  • CPA – Custo por aquisição
  • CPM – Custo por mil (impressões)
  • ROI – Retorno de investimento
  • CTR – Taxa de Clique

A escolha das Palavras chave que acionam o anúncio é o primeiro e mais importante passo:

Uma boa campanha obrigatoriamente precisa de uma boa escolha das palavras chaves (KeyWords), assim como na TV um canal que possui maior audiência possui valor mais caro para se anunciar, uma palavra chave muito pesquisada também possui um preço mais caro para ser comprada.

Nesta etapa é necessário levantar quais são as palavras principais que irão acionar o anúncio e depois pesquisar o preço que cada uma destas palavras custa para ser adquirida. É utilizado a Ferramenta de palavras chave do Google.

Exemplo:

Um Restaurante de Comida Chinesa pode comprar, por exemplo, as palavras:

Restaurante (palavra muito genérica, porém pode ser usada);

Restaurante de Comida Chinesa, Restaurante Oriental, Comida Chinesa, Comida oriental, Pratos Chineses, etc.

Verifique que para um determinado seguimento pode-se adquirir uma infinidade de palavras chave e inclusive pode-se investir em palavras como: yakissoba, arroz chinês, frango xadrez, etc.

Em uma campanha não existe limite de palavras a serem compradas, quanto mais palavras o seu anúncio possuir, maior a quantidade de visitantes ao site, porém é importante analisar estas palavras, pois uma palavra muito genérica como foi a utilizada no exemplo pode gerar muitas visitas fora do perfil, e que, por exemplo, buscam restaurantes de culinária italiana e acidentalmente acessaram o site por aparecer na pesquisa, com isso acontece uma visita que não se converte em vendas diminuindo assim a eficiência da campanha.

Veremos a seguir como é o pagamento dos anúncios e será possível entender como esta vista ao site sem conversão pode custar caro e aumentando também o que chamarmos de “taxa de rejeição”.

 

Relevância das palavras chave gera confiança nas pesquisas do Google

É muito importante entender que o Google formou seu império através da credibilidade dos resultados apresentados e a relevância que as mesmas têm com o resultado da pesquisa. Não confiaríamos no Google se ao efetuar uma pesquisa sobre vestidos de noiva obtivéssemos como resultado moda praia.

Sendo assim, não é aconselhável, por exemplo, se oferecer uma viagem de avião ao um cliente que esta procurando por aulas de inglês. Esta relevância para o Google é premiada através de um preço incrivelmente menor do anúncio.

Esta é uma grande oportunidade, pois se seu anúncio é desenvolvido por um especialista em criação de campanhas de anúncios Google Adwords, este conseguirá aumentar a relevância da pesquisa e com isso o anúncio se posicionará em destaque! e o melhor, com o menor preço!

Fazer um anúncio no Google é até fácil, entretanto existem técnicas para melhorar a relevância das palavras com os anúncios reduzindo assim o investimento de maneira drástica.

Não estou aqui para dizer que somente um especialista vai conseguir fazer um anúncio eficiente no Google, todavia, posso garantir que um especialista no assunto consegue reduzir o preço de uma campanha em no mínimo 30%!

Para se ter uma ideia, para a criação de uma campanha com menor custo e maior eficiência, é necessário estudar aproximadamente 2 mil palavras relevantes e assim decidir quais as palavras serão utilizadas. Neste momento a opinião do cliente também é fundamental, pois é ele quem conhece profundamente o seu mercado e precisa opinar, tirando ou incluindo palavras.

Outro fator importante da relevância é que essa influencia diretamente na posição do ranking dos anúncios disponíveis, tanto no lado direito dos resultados quanto no inicio da página.

Desta forma um anúncio bem feito e as palavras chave escolhidas corretamente irão posicionar melhor o anúncio obtendo o menor preço.

 

E como investir?

Os links patrocinados do Google são cobrados por clique (CPC – custo por clique), ou seja, para cada resultado que seu anúncio for clicado pelo internauta, sendo direcionado para seu site, será cobrado um valor máximo em R$ pré-estabelecido. O CPC varia de acordo com a concorrência. Quanto mais pesquisas a determinada palavra possui, ela consequentemente custará mais caro.

Agora sim ficou claro o porquê não se pode errar na escolha das palavras chaves e principalmente na definição do público alvo para que apenas o cliente certo clique em seu anúncio e com isso não haja rejeição do conteúdo e consequentemente o abandono do site. O objetivo do site é converter mais clientes para a loja ou para a venda através do próprio site, para isso uma excelente definição das KeyWords é fundamental.

Esta é uma maneira eficiente de publicidade, pois o investidor define exatamente quanto pretende investir. O valor mínimo para uma publicidade no Google é de R$50,00 e o pagamento pode ser feito no boleto (Pagamento antecipado) ou no cartão de crédito. Após o crédito inserido na campanha o Google começa a debitar o valor de cada clique do valor disponível.

Ao criar a campanha, o anunciante define o valor total da campanha, a abrangência, que pode ser nacional ou regionalizada.

Ex: Anunciar para todo o Brasil ou apenas em sua cidade ou estado. Podendo inclusive escolher uma distância em Km das cidades que você deseja anunciar.

 

Precisão da campanha é fundamental para anunciar no Google:

Outra grande vantagem do Marketing Digital é a mensuração dos resultados. Todos os acessos ao site através do anúncio, o valor pago por clique (CPC), datas, etc., são disponibilizados em relatórios em tempo real e em Gráfico para medição e possíveis ajustes.

Uma gestão eficiente do investimento realizado em anúncios no Google AdWords proporciona melhorias contínuas da eficiência da campanha obtendo assim mais visitas para o site (possíveis clientes – Leads), após a criação da campanha o profissional responsável observa todas as palavras acionadas, o preço médio e as possíveis melhorias. Este trabalho precisa ser diário e durante toda a campanha garantindo assim o menor custo e o melhor resultado do investimento!

O cliente ao investir em anúncios Google tem acesso liberado a todos os relatórios diretamente no Google Adwords.

 

Cases de Sucesso de clientes que decidiram anunciar no Google Adwords:

Depoimento do Personal Trainer Eduardo Cury:

 

Depoimento da empresária Vanessa Valente diretora do Rosa Spa Engenho do Corpo:

 

Segue um case de sucesso documentado de um cliente que possui uma loja virtual (e-commerce) de moda:

Clique no link para Download:

Case de Sucesso em campanha Google Adwords em dezembro de 2012 from Flavio Sabugo

ou

Visualize o Documento usando no rodapé as setas para ampliar:

Investimento on-line com eficiência na busca do melhor resultado!

É realmente muito satisfatório para um cliente obter um menor investimento por cada R$ investido em uma campanha, pois o lucro aumenta e isso é o nosso grande desafio.

A Otimize Marketing Digital através desse exemplo apresenta de uma maneira real e transparente o que um bom investimento em publicidade de alto impacto pode fazer.

Acreditamos no que fazemos e sinceramente recomendamos investir em anúncios Google, se nos for dada a oportunidade de ajudá-lo faremos o possível para obter resultados surpreendentes, assim como o que foi apresentado e com isso melhorar os resultados do seu negócio!

Esta é nossa missão: “Agregar Valor por meio da internet para desenvolver grandes negócios”

Aproveite! Em parceria com o Google disponibilizamos um bônus de R$ 150,00 para anunciar no Google.

 

Investimento em campanha Google:

Investimento no Google Adwords: O valor é definido pelo cliente sendo o valor mínimo de R$ 50,00

O valor do investimento pode ser pago mensalmente via boleto ou cartão de crédito direto ao Google.

Caso o cliente contrate a agência para Criação e Gerenciamento da Campanha Adwords o investimento será para criação da campanha e um valor mensal para administração contínua da campanha.

Em parceria com o Google a nossa agência oferece R$ 150,00 de créditos para novos clientes que desejam anunciar no Google e aumentar suas vendas e conhecer o potencial da publicidade no Google Adwords.

Período da campanha: O período é definido pelo cliente, porém é sugerido um período de pelo menos 90 dias, pois é tempo suficiente de chegar a um preço ideal de CPC e para que o cliente perceba resultados suficientes de incremento de vendas do negócio.

Agende uma Consultoria de 1h gratuita em Marketing Digital para lhe apresentar soluções em:

 Desenvolvimento de soluções customizadas para otimizar a sua presença na internet.

 Não espere mais. Aproveite deste enorme mercado que é a internet

Flavio Sabugo é Executive Coaching, Palestrante e Consultor de Marketing. A 15 anos se destaca na área comercial em empresas nacionais e multinacionais. Possui graduação em Marketing, o que lhe credencia de maneira competitiva no mercado por possuir uma vistão sistêmica de 2 áreas essenciais das empresas na atualidade. Marketing e Vendas.

Apaixonado por tecnologia se especializou no mercado digital para desenvolvimento de estratégias em empresas que pretendem potencializar seus resultados através da internet.

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